Com tecnologia do Blogger.

Record Store Day 2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

É já este Sábado (16 de Abril) que se comemora o Record Store Day, iniciativa criada em 2007 nos EUA, com o propósito de «celebrar a arte da música».

Numa época em que a música perdeu a sua dimensão física, também ela uma parte importante da experiência (há quanto tempo não pega num CD ou num vinil?), o Record Store Day procura reanimar espaços que caíram no esquecimento e que, outrora, foram verdadeiros santuários no culto da música:
as lojas de discos.

Portugal está no mapa das comemorações deste dia tão especial: 11 lojas independentes, entre Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, estão associadas ao evento. Eis o programa das festas para o Record Store Day 2011, em terras lusas:

Lisboa

Flur
Uma exposição de capas de discos da colecção de Rui Miguel Abreu e concertos de Tiago Sousa, June, Niagara, Afonso Pais e JP Simões são as propostas da loja de Santa Apolónia. Ao balcão, a atender os clientes, estarão alguns convidados especiais, entre os quais Rui Pregal da Cunha e Rui Vargas. DJs, promoções e lançamentos estão também agendados para este dia.

Louie Louie
A loja da Rua da Trindade será local para o lançamento de Deliverance, o novo disco dos Stealing Orchestra, Deliverance, bem como da reedição remasterizada de Free Pop, álbum de estreia dos Pop dell'Arte. João Peste e restantes membros da banda estarão presentes, para apresentar este projecto de reedição, numa colaboração entre a Ama Romanta e a Louie Louie.

Carbono
Uma dupla comemoração, já que a loja da antiga Portugália, agora Rua do Telhal, irá soprar 18 velas. Cada compra dará direito a uma rifa, que por sua vez trará perguntas de um quiz musical, que por sua vez habilita os clientes a ganhar um de 18 prémios. E quem se apresentar com uma t-shirt da loja, tem direito a 20% de desconto.

Trem Azul
Dois concertos de música improvisada assinalam esta efeméride na loja de jazz à Rua do Alecrim, com os duetos de Luís Lopes (guitarra) e Pedro Sousa (saxofone tenor) e de Rodrigo Pinheiro (piano) e Miguel Mira (violoncelo). Haverá também descontos de 20%.

Porto

Jo Jo's
Uma mão-cheia de concertos, é o que oferece a loja da Cedofeita neste dia. The Glockenwise, The Partisan Seed, Nuno Prata, os Lufa-Lufa, os Long Way to Alaska e os Botswana são os convidados especiais. Ao comando do gira-discos estarão representantes das editoras Lovers & Lollypops e da Lebensstrasse.

Aveiro e Coimbra
A Wah Wah (Aveiro) e a Quebra Orelha (Coimbra) também se vestem de gala para este dia.

Lá fora

A nível internacional, o Record Store Day será assinalado com vários lançamentos especiais, muitos deles em edições em vinil de sete polegadas:

- os Radiohead vão editar um vinil com dois temas inéditos;
- será reeditado um EP-raridade dos Nirvana;
- os Beastie Boys lançam o single Make Some Noise, que antecipa o novo álbum a sair em Maio;
- será editada uma caixa com os primeiros álbuns dos Flaming Lips;
- os Foo Fighters disponibilizarão um álbum de versões;
- os Kings of Leon lançam também um EP.

O evento mais esperado acontecerá em Nashville, nos EUA, no espaço da editora Third Man Records (de Jack White, dos recém-extintos White Stripes): um concerto da lenda do rock n'roll Jerry Lee Lewis. A actuação será gravada directamente para cassete e registada posteriormente em vinil, para finalmente ser editada com o selo da Third Man Records.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP