Com tecnologia do Blogger.

Dos Benefícios Dum Vendido no Reino dos Bonifácios

domingo, 10 de abril de 2011


Dos Benefícios Dum Vendido No Reino Dos Bonifácios
Banda do Casaco
1975
Polygram / Universal

Vade retro Satanás / T'arrenego Belzebu / Ai Jesus, cruzes canhoto / Lagarto, lagarto, lagarto.

Se há expressões que estão cravadas na medula de Portugal, estas contam-se entre as mais antigas. Se há exemplos em que a música resgatou a matéria primordial lusitana para o contexto contemporâneo, a Banda do Casaco é um dos mais interessantes.

Muito estranhamente, o grupo formado em 1973, por António Pinho e Nuno Rodrigues, acabaria por cair no esquecimento, sendo até posto de parte das habituais colectâneas que documentam o boom do pop-rock português (e que, já agora, acabam por ser um triste "mais do mesmo"). Não percebo porquê.

Porque ao ouvir Dos Benefícios Dum Vendido no Reino dos Bonifácios, o álbum de estreia lançado em 1975, sinto-me na presença de uma obra-prima.

Partindo da história de um homem que vende a sua alma ao Diabo, Dos Benefícios... transpõe a figura do Fausto de Goethe para a realidade portuguesa e faz-nos embarcar numa viagem surrealista, com a sátira político-social a servir de pano de fundo.

Neste empreendimento, o grupo solta o imaginário do folclore português e investe-o de modernidade, através de uma impressionante fusão entre música popular, música medieval e rock progressivo. Tudo isto combinado com um jogo de palavras mordaz, inteligente e profundamente poético. Se Gil Vicente vivesse nos anos 70, teria composto algo assim...

Este é um álbum conceptual, como pouco existem no nosso repertório nacional. Só isto seria suficiente, para torná-lo de conhecimento obrigatório. A sua riqueza não se esgota, contudo, na música. Dos Benefícios... é um trabalho de valor etnográfico - pondo a descoberto as raízes de um Portugal remoto no espaço e no tempo - e artístico - as ilustrações da capa, assinadas por Carlos Zíngaro, são hoje uma referência na Banda Desenhada portuguesa, estando expostas na mostra Tinta Nos Nervos, no Museu Colecção Berardo.

Serão necessários mais motivos para (re)descobrir este disco?...


Dos Benefícios... está em destaque na emissão 4 do Mesa de Mistura.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP