Com tecnologia do Blogger.

Educação musical

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010


Tenho seguido a actual edição do programa Ídolos (da SIC), em grande parte devido à presença de uma concorrente que, desde a 1ª gala, tem sido responsável por momentos verdadeiramente arrepiantes - no bom sentido. Chama-se Sandra Pereira e tem 24 anos.

O Domingo passado não foi excepção. E tiro-lhe o chapéu, pela coragem que teve. Senão vejamos: na gala em que iam ser apurados os dois concorrentes para a derradeira final, a jovem escolheu uma música que, a julgar pela lógica do programa, seria puro suicídio - o próprio júri corroborou esta ideia. Num programa especialmente vocacionado para a música Pop e para um público maioritariamente juvenil, treinado para a linguagem de uma Rihanna ou de uma Lady Gaga, Sandra Pereira escolheu cantar Shine On You Crazy Diamond, título datado de 1975, dos Pink Floyd.

Não só a actuação foi brilhante (e aqui inclui-se a magnífica prestação da banda), como também foi permitido ao público testemunhar um momento de grande riqueza musical. Mais do que entrar em jogadas estratégicas, a jovem concorrente aproveitou a oportunidade que tinha em mãos para prestar homenagem a uma das bandas mais lendárias de sempre. Trocando por miúdos, o que ali se fez foi pura educação musical.

Tenho a certeza que, algures num lar deste país, depois da gala do passado Domingo, houve pelo menos um(a) jovem que entrou na Wikipedia para saber quem foram esses Pink Floyd e a seguir no Youtube, para ouvir a sua música. Só por isso, a missão terá sido cumprida.

A ousadia compensou e a Sandra passou à grande final. Escusado será dizer que, para mim, já ganhou.





0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP