Com tecnologia do Blogger.

Travestismo e Androginia I

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Percorrendo a videografia dos anos 80, são muitas as obras que devem ser relembradas, pelo papel que desempenharam na revolução cultural iniciada por tão importante medium: o videoclip. Um desses exemplos é Love Is a Stranger, dos Eurythmics.

Embora já tivessem lançado 4 singles, é aqui que a dupla Annie Lennox / Dave Stewart vem afirmar a sua identidade artística, muito devido ao notável videoclip, realizado por Mike Brady.

Nele, testemunhamos a dimensão dramática e interpretativa de Annie Lennox, que se desdobra em diversos alter-egos: da prostituta de luxo à dominatriz, do man in a suit ao cyborgue. O mesmo corpo assume papéis distintos, num exercício psicológico e estilístico sobre identidade e género. O travestismo e a androginia assumem-se como elementos centrais de uma estética que chocava contra os limites do mainstream da época - corria o ano de 1983.

Com Love Is A Stranger e o histórico sucessor, Sweet Dreams (Are Made Of This), Annie Lennox colocava-se entre as primeiras mulheres no mundo da Música a questionar - e a redefinir - a imagem do Feminino na cultura pop. O vídeo chegou mesmo a causar controvérsia nos Estados Unidos: muitas pessoas confundiam-na com um travesti masculino...

Será igualmente interessante observar a performance de Lennox para a BBC, que descobri recentemente e que dá continuidade a este exercício de exploração da identidade.



0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP